1. Guia de Saúde e Segurança

ATENÇÃO: LEIA ANTES DE JOGAR

Advertência quanto a Epilepsia por Fotossensibilidade
Um pequeno número de pessoas pode sofrer crises epilépticas quando expostas a certos padrões de luz ou luzes intermitentes. A exposição a estes padrões ou fundos de tela de computador ou durante videogames pode induzir uma crise epiléptica nessas pessoas. Algumas condições podem induzir o surgimento de sintomas epiléticos não detectados previamente mesmo em pessoas que não tenham apresentado histórico anterior de epilepsia ou crise epiléptica.

Caso você ou alguém de sua família apresente uma condição epiléptica, consulte um médico antes de jogar qualquer jogo do FunOrb. Caso você apresente algum dos sintomas abaixo enquanto estiver jogando - vertigem, agitações musculares ou oculares, visão alterada, perda de consciência, desorientação, movimentos involuntários ou convulsões - PARE DE JOGAR IMEDIATAMENTE e consulte um médico. Só volte a jogar quando ele autorizá-lo.

Advertência sobre Lesão por Esforço Repetitivo (LER)


Uso prolongado de computadores, posturas incorretas e baixos níveis de preparo físico podem contribuir para uma situação conhecida como Lesão por Esforço Repetitivo (LER).

Para ajudar a evitar a LER, siga estes passos simples:

Quando jogar no FunOrb, faça intervalos de 10 minutos a cada hora no computador. Levante-se e dê uma volta, faça alongamentos. Exercite-se regularmente. Ao usar o computador, segure o mouse de forma suave. Não descanse os pulsos sobre um suporte enquanto estiver digitando ou usando o mouse. Para períodos longos em que só vai usar o mouse, coloque-o diretamente a sua frente, entre você e o monitor. Assegure-se de que a parte alta do monitor esteja ao nível dos olhos e diretamente a sua frente e que a cadeira esteja na altura correta, de forma que os antebraços formem ângulos retos com os braços.

A imagem abaixo ilustra a posição correta para se sentar:

Postura correta

Caso você sinta dor ou desconforto sério nos braços, pescoço, ombros ou costas ao jogar no FunOrb, pare de jogar imediatamente e consulte um médico. Só volte a jogar quando ele o autorizar.

Voltar ao topo

2. Jogar com Segurança

Como o FunOrb possui diversos jogos multijogador, você vai estar em contato com várias pessoas novas ao jogar. Lembre-se de que você NÃO conhece nenhuma dessas pessoas na vida real. Isso não quer dizer que elas não sejam boas pessoas na vida real como são nos jogos; é bem provável que sejam, mas é importante e prudente manter uma distância segura dos colegas jogadores do FunOrb na vida real.

Por este motivo, reunimos algumas dicas úteis para você se divertir com segurança ao jogar no FunOrb.

1. NÃO divulgue informações pessoais para outros jogadores. Nem mesmo se eles se declararem funcionários da Jagex!

Não divulgue PARA NINGUÉM seu nome real, endereço de e-mail, endereço de casa, identificador de mensagem instantânea nem número telefônico. Use a lista interna de amigos para bater papo e interagir com outros jogadores de forma segura nos jogos multijogadores.

2. Caso alguém o deixe desconfortável, não leve adiante a conversa com essa pessoa.

Consulte nosso guia para Como Denunciar Abusos para saber como ignorar esses jogadores e como denunciá-los, caso o insultem diretamente.

3. Bate-papo com conteúdo sexual é estritamente proibido em todos os jogos do FunOrb. Caso alguém o aborde no jogo com esse tipo de conversa, siga as instruções de nosso guia Como Informar Abusos e denuncie o jogador para nós.

4. Os jogos do FunOrb são jogos ON-LINE. Não é necessário encontrar ninguém dos jogos do FunOrb na vida real. Lembre-se, você só tem a palavra do outro jogador de que ele é quem diz ser. Além disso, para a segurança de nossos jogadores, é contra as regras pedir e fornecer informações pessoais, portanto não faça isso. Para obter mais informações sobre esta política, leia Jogue Seguro: Pedindo ou fornecendo dados pessoais.

Caso você tome decisão contrária e planeje encontrar um jogador do FunOrb no mundo real, informe a alguém de sua confiança e vá acompanhado dessa pessoa ao encontro. NÃO vá sozinho.

5. Aconselhamos aos nossos jogadores mais jovens que mantenham seus pais ou responsáveis informados sobre o que está acontecendo em seus jogos. É uma boa ideia mostrar os jogos a eles e incentivá-los a verificar regularmente como você anda se saindo para evitar problemas.

6. Para casos sérios relacionados a Proteção à Criança, denuncie o incidente às seguintes autoridades:

EUA The Cyber Tipline
Europa Child Exploitation and Online Protection Centre
Austrália Virtual Global Taskforce
Canadá Cybertip
Internacional Childnet International
Para casos sérios no Reino Unido, entre em contato com a força policial local através do número específico. Encontre mais informações aqui: http://www.police.uk. Outra opção é entrar em contato com os Serviços Sociais (é possível encontrar o telefone deles no catálogo telefônico).

Ou, caso você esteja fora do Reino Unido e dos EUA, sugerimos que entre em contato com as autoridades locais de cumprimento da lei.

Para obter mais informações e conselhos sobre como bater papo on-line com segurança, consulte os sites a seguir:

Jugendschutz im Internet (em alemão) http://www.jugendschutz.net/
Virtual Global Taskforce http://www.virtualglobaltaskforce.com
Chat Danger http://www.chatdanger.com
Get Net Wise http://www.getnetwise.org
Think You Know http://www.thinkyouknow.co.uk
Childnet International http://www.childnet-int.org
8. Se você for uma autoridade ou agência de cumprimento da lei com uma solicitação de cooperação ou de informações, visite nosso site corporativo clicando aqui.

9. Se você for um pai em busca de mais informações sobre o FunOrb, consulte nosso Guia para os Pais clicando aqui.

Voltar ao topo

3. Política de Jogo Responsável

A Jagex deseja que todos usem e desfrutem do FunOrb de forma responsável.

Os jogos do FunOrb são produtos de entretenimento por computador operados com a intenção de oferecer a nossos usuários uma experiência envolvente, desafiadora e divertida, que eles poderão desfrutar em casa, no trabalho ou na escola, através de um dispositivo on-line.

Não impedimos ninguém de ficar conectado ao FunOrb por algumas horas, mas não incentivamos que as pessoas joguem mais horas do que seria razoável.

Siga estas diretrizes simples para manter uma vida equilibrada e obter o melhor de nossos jogos.

  • Faça um descanso do computador: leia um livro, faça uma caminhada.
  • Exercite-se ao menos uma vez por semana.
  • Lembre-se, é só um jogo.
  • Ao comer, afaste-se do computador - ele ainda estará lá quando você voltar.
  • Não ignore seus amigos do mundo real; encontre-os regularmente.
  • Trabalho e estudo são importantes: não deixe que os jogos o impeçam de desempenhar bem nos estudos ou no trabalho.


Caso ache que o uso do FunOrb fugiu ao seu controle e tenha dificuldade em seguir alguns ou todos os passos acima, procure aconselhamento e ajuda de alguém de confiança ou de um profissional de saúde.

Voltar ao topo