1. Introdução

Se no decorrer do jogo você entrar em contato com um jogador cujo comportamento você considera ofensivo ou agressivo, a melhor coisa a fazer é adicioná-lo a sua lista de ignorados, ou ajustar suas configurações de bate-papo para que ele não continue incomodando você. Às vezes, porém, você poderá encontrar jogadores cujo comportamento é especialmente ofensivo, assim como jogadores que quebram as regras do FunOrb, e você deverá, em ambos os casos, usar o recurso Denunciar abuso para denunciar o jogador à equipe de Suporte ao jogador da Jagex.

Voltar ao topo

2. Antes de fazer uma denúncia

Antes de denunciar um jogador, você deve se certificar que ele realmente quebrou as Regras do FunOrb. A equipe de Suporte ao jogador é muito experiente e examina todas as denúncias de abuso. Portanto, se estiver em dúvida, envie a denúncia.

Se você decidir denunciar um jogador, a sua denúncia deve conter evidências do ato ofensivo ou da quebra de regras. Se sua denúncia não contiver evidências, nós não poderemos tomar as medidas necessárias contra o jogador. Você deve enviar a denúncia assim que o ato ofensivo ocorrer, antes de comentar com outros jogadores sobre o assunto.

Por fim, antes de enviar qualquer tipo de denúncia, reserve um tempo para ler as seguintes informações:

  • Se o filtro de bate-papo tiver censurado (*) uma ou mais palavras, você não precisa denunciar o jogador que usou a linguagem censurada.
  • O termo "noob", que significa novato em inglês, é frequentemente usado no universo dos jogos on-line e não é considerado ofensivo. Você não precisa reportar jogadores que usam este termo ao se referirem a você ou a outro jogador.
  • Denunciar jogadores sabendo que eles não cometeram uma ofensa, seja por brincadeira ou para lhes causar transtorno intencionalmente, é considerado uso indevido do sistema de denúncia de abuso, e você pode acabar sendo penalizado por isso.
  • Provocar outros jogadores com linguagem ou comportamento ofensivo e depois denunciá-los quando eles revidam é considerado uso impróprio do sistema de denúncia de abuso, e você pode acabar sendo penalizado por isso. Nossos registros indicarão claramente quem instigou o incidente e o que ocorreu antes da denúncia ser enviada.
  • O envio proposital de qualquer tipo de denúncia falsa é considerado uso indevido do sistema de denúncia de abuso, e você pode acabar sendo penalizado por isso.

Voltar ao topo

3. Enviando sua denúncia

Para enviar uma denúncia de abuso, clique com o botão direito no nome do jogador que você deseja denunciar e uma janela na qual você poderá selecionar a ofensa cometida pelo jogador se abrirá. Você também terá a opção de temporariamente adicionar o jogador a sua Lista de Ignorados. Isso permitirá que você o ignore até que saia do jogo.

Botão Reportar abuso

Não envie mais de uma denúncia de abuso por cada incidente. Nós podemos obter toda a informação que precisamos em uma única denúncia. O envio de denúncias múltiplas apenas torna o processo de verificação de denúncias mais lento.

Voltar ao topo

4. Depois de ter feito a denúncia

Apesar da equipe de Suporte ao jogador verificar todas as denúncias de abuso enviadas, nem todas as denúncias resultarão em medidas tomadas contra o jogador denunciado. Isso pode ocorrer quando a equipe de Suporte ao jogador decidir que o jogador não é culpado de uma ofensa, ou quando sua denúncia não contém evidências suficientes de infração. Enfim, como a decisão de penalizar ou não um jogador fica a critério da equipe de Suporte ao jogador, não envie uma segunda denúncia se nenhuma medida for tomada em relação à primeira denúncia.

Voltar ao topo