Anterior Pirate Empires: Parte 2 - WIP ao mar Próxima

Pirate Empires - Diário de desenvolvimento - Banner

30 de março de 2009 - WIP ao mar

Batalha no mar - Mod
Alguns JMods fazendo uma batalha no mar.
Clique aqui para ver uma versão maior desta imagem.

Recentemente, estive trabalhando para melhorar a renderização das ilhas durante as batalhas no mar (onde elas podem ser bastante grandes) e no mapa-múndi do jogo (onde elas podem ser bem pequenas). É meio complicado fazer um jogo desta magnitude, já que tenho que garantir que o jogo funcionará bem em computadores antigos e ao mesmo tempo que garantir uma conexão de rede confiável. Dessa forma, acabamos por fazer a maioria dos nossos cálculos em aritmética de ponto fixo. Isto é, nós usamos números inteiros em vez de números com ponto flutuante. Apesar de números com ponto flutuante serem mais precisos e poderem facilmente representar frações, eles podem ser mais lentos para o computador calcular, resultam em perda de exatidão e agem de forma imprevisível de um computador para o outro.

Então a pergunta-chave que devemos fazer é: qual o tamanho de 1? Pode ser tranquilo para 1 representar 1cm nas batalhas ao mar, mas se usarmos isso para o mapa-múndi do jogo, podemos acabar tendo um jogo com o mundo de no máximo 1km² - e é óbvio que isso não é suficiente para um pirata sobreviver. Se você aumentar muito a escala, porém, as animações e movimentos de câmera acabam quebrando. É como se estivéssemos tentando tirar bolhas de papel de parede essa semana!

Outro dia, coloquei o jogo no nosso sistema interno (WIP - work-in-progress, em português, trabalho em andamento) do FunOrb para poder mostrá-lo a alguns colegas. Para dizer a verdade, queria mesmo era mostrar para um "rato de laboratório", mas quando há um jogo novo rodando na máquina de um colega o departamento inteiro fica interessado. As coisas rapidamente acabaram virando uma grande batalha, com outros membros da equipe de desenvolvimento do FunOrb morrendo de vontade de experimentar o jogo.

WIP (do inglês, trabalho em andamento) da taverna
Uma taverna construída muito antigamente (com marcador de posição para gráficos).
Clique aqui para ver uma versão maior desta imagem.

É sempre muito bom ver pessoas novas jogando o jogo que você está desenvolvendo - te ajuda a ver o que há de errado com ele, coisas que você não conseguia ver antes. Até mesmo coisas simples, como ver que alguém está com dificuldade de usar uma interface, podem ajudar você a melhorar a qualidade final do jogo. Este "pequeno" teste fez com que eu e Mod Dunk acabássemos com uma verdadeira montanha de coisinhas para consertar e melhorar nas batalhas no mar. Temos ainda muito trabalho a fazer neste jogo até que ele atinja nosso padrão de qualidade, mas estamos chegando lá.

Além disso, nós também estamos trabalhando nos portos. Temos colocado marinheiros de todos os tipos que você pode imaginar nas tavernas: de marinheiros robustos e corajosos aos vilões mais sanguinários dos sete mares - os quais você poderá recrutar para a sua tripulação! E nos certificamos de que os saques estocados nos porões dos seus navios fiquem tão "organizados" quanto um pirata de renome merece: tudo empilhado! (O que me faz lembrar um pouco a minha mesa...)

Mod Wivlaro
Desenvolvedor do FunOrb
(Nível de refresco no momento: baixo)


Voltar ao topo